quarta-feira, 26 de junho de 2013

=> PRECEDÊNCIA: Como devo tratar (chamar) as pessoas?



Existem dúvidas na hora de registrar a presença e/ou agradecer de algumas pessoas ao microfone em um evento ou na hora de colocar o tratamento correto em um convite, por isso o BLOGATIVO vem ajudar a esse esclarecimento de forma bem fácil.

-> VOSSA EXCELÊNCIA (V.Exa. ) é usado para: Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado; Chefe do Estado Maior das Forças Armadas; Chefe de Gabinete Militar da Presidência da República; Chefe do Serviço Nacional de Informações; Presidentes e Membros de Assembleias Legislativas dos Estados; Governadores e Vice-governadores; Prefeitos Municipais; Secretários de Estado; Senadores; Deputados; Juízes (Trabalho, Direito e Eleitorais).

-> VOSSA MAJESTADE (V.M.)  esse termo  é usado apenas para: Imperadores; Reis e Rainhas.

-> VOSSA ALTEZA (V.A.) deve ser utilizado apenas para príncipes e princesas.

-> VOSSA SENHORIA (V.Sa ) = Funcionários graduados; Organizações Comerciais e Industriais; particularidades em geral.

-> VOSSA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA (V. Exa. Revma.) = Arcebispos e Bispos; 

-> VOSSA EMINÊNCIA= Cardeais

-> VOSSA SANTIDADE = Papa

-> REVERENDO: termo para: Sacerdotes; Clérigos; Religiosos.

-> VOSSA MAGNIFICÊNCIA = Reitores de Universidades

-> SENHORA X SENHORITA: termo respeitoso feminino, no qual senhora é usado para mulheres casadas ou já com idade elevada; enquanto senhorita é usado para jovens ainda solteiras).

-> SENHOR: termo respeitoso formal masculino independente de ser solteiro ou casado.


OBSERVAÇÃO DE UTILIZAÇÃO: VOSSA X SUA => Quando  se dirige à autoridade da pessoa, o termo a ser utilizado é Vossa (“Vossa Santidade irá ao Brasil?”); Mas quando se refere à autoridade, se usa o Sua (“Sua Santidade avisa que irá ao Brasil para Evento da Juventude”).  


terça-feira, 25 de junho de 2013

=> Cerimonial, Protocolo e Etiqueta


Muita gente se pergunta sobre os conceitos de cerimonial, protocolo e etiqueta, e por isso esta postagem vem conceituar para esclarecer essa dúvida. 

Muitos eventos desde os científicos (congressos) até os sociais (casamentos) possuem cerimoniais, mas o que é cerimonial? CERIMONIAL pode ser em tendido como conjunto de formalidades para atos públicos e solenes com demonstração de cortesia com as pessoas envolvidas.  É importante destacar que o nome de quem trabalhar com esses ritos de cerimônia, ou seja , o nome correto para quem trabalha em cerimonial é cerimonialista.

PROTOCOLO são as regras do cerimonial diplomáticas (ritos) estabelecidas por decretos ou costumes, como por exemplo, a ordem para chamar quem irá compor uma mesa em uma palestra ou debate e a ordem da fala.

Quando se fala em ETIQUETA, não se restringe as informações de roupas e preços, mas também é considerada como educação doméstica formal (que antigamente era muito importante na convivência) baseadas nos estilos e costumes que devem ser seguidos nos atos  cotidianos normais e nos especiais como casas reais, sedes governamentais e atos públicos. Um exemplo de etiqueta usados tanto no dia a dia quanto nos lugares elegantes, é na hora de tossir ser o mais discreto possível e colocando a mão na boca para não estar contaminando todos os outros presentes.