sexta-feira, 30 de agosto de 2013

=> Tipos de Serviço em Buffet

Seja em casa, em um buffet ou em um ambiente corporativo, há muitas variáveis que influenciam na maneira como uma refeição vai ser servida aos convidados. A quantidade de pessoas, se elas vão se alimentar em pé ou sentadas, a necessidade de garçons. Tudo isso, entre outras coisas, são fatores que devem ser avaliados na hora de se fazer o planejamento da refeição de qualquer evento.

Ao longo dos anos, a Gastronomia criou uma forma para sintetizar diferentes maneiras de se servir, através da referência a determinadas cozinhas e culturas ao redor do mundo. O blog traz então a você internauta, as mais famosas maneiras de se servir uma refeição em um evento.

Antes de falarmos um pouquinho sobre cada um deles é importante dizermos que a escolha do tipo de serviço de buffet deve levar em consideração a personalidade dos noivos, o estilo da festa e o orçamento disponível para o evento. Confira!



Foto: www.propos-de-chef.com
À FRANCESA

O mais formal e elegante dos serviços, ideal para recepções clássicas e tradicionais, onde os convidados permanecem sentados à mesa e o Garçom traz a travessa à esquerda do convidado para que o mesmo se sirva. Deste modo, o convidado serve-se apenas da quantidade que deseja comer reduzindo, com isso, o desperdício de alimento.
O requinte do serviço exige profissionais com aparência, postura e habilidade impecáveis, transmitindo a sensação de boa higiene e manuseando as travessas com destreza, sem encostar à mesa, esbarrar no convidado ou derrubar a comida.

A organização dos utensílios de mesa (mesa posta) deve ser completa – sousplat, pratos, guardanapo de tecido, talheres, taças e Menu.
Geralmente presente em momentos especiais e sofisticados como noivados, casamentos e jantares formais, esta é a maneira mais sofisticada de se servir. As principais características são: sequencialidade de pratos; transporte da refeição em bandeja pelo Garçom à mesa, que, por sua vez, leva aos convidados os talheres que serão utilizados; respeito à ordem de se servir primeiramente as mulheres e depois os homens; início da refeição após o último (anfitrião) ter sido servido; retirada das louças usadas pela direita e colocação das louças novas pela esquerda. Para garantir a eficiência do serviço é necessário 1 Garçom para cada 5 convidados.



Foto: www.propos-de-chef.com

À INGLESA

Assim como “à francesa”, servir “à inglesa” também é considerado uma maneira sofisticada de se servir. E o motivo é explicado pelo fato desta prática ter suas origens nos antigos banquetes da alta nobreza britânica. É ideal para uma refeição formal para muitas pessoas. A maior diferença para a anterior é que o garçom serve o convidado do começo ao fim da refeição, ao contrário do “autosserviço à francesa”. Há o modelo direto – Garçom coloca os pratos vazios pela direita e apresenta a refeição pela esquerda, servindo da própria bandeja; e o modelo indireto – apesar da travessa também ser apresentada pelo lado esquerdo, utiliza-se o guéridon (uma mesa de suporte) em que o Garçom monta o prato do convidado e depois o serve pela direita.



Foto: www.propos-de-chef.com
EMPRATADO

Neste serviço os convidados permanecem sentados à mesa enquanto o Garçom traz o prato já preparado e decorado individualmente para cada convidado, servindo-o pelo lado direito. O serviço empratado é perfeito para os noivos que valorizam uma boa comida e querem proporcionar as pessoas uma excelente experiência gastronômica.


O empratado, por seguir uma sequência – entrada, pratos quentes e sobremesa – deixa o cronograma bastante delimitado, uma vez que todos os convidados permanecem sentados em seus lugares do início ao fim do almoço ou jantar. Para que todos sejam servidos simultaneamente é necessário 1 Garçom para cada 8 convidados e a mesa deve ser composta por sousplat, guardanapo de tecido, talheres, taças e Menu.



Foto: educacaoerequinte.com.br

SERVIÇO À AMERICANA

O mais informal e mais frequente serviço utilizado nas recepções de casamento permite maior liberdade aos convidados, que decidem o que querem fazer em um determinado momento – comer, dançar, conversar, etc. Nesse tipo de serviço os alimentos são dispostos em pontos fixos (bufê) aonde o convidado se dirige para escolher o que irá comer, podendo ou não ser serviço pelo Garçom, de acordo com a vontade dos noivos.
A vantagem do serviço à americana é a maior variedade de pratos, agradando assim a todos os paladares. E a desvantagem são as grandes filas que se formam quando o ponto de bufê é liberado. A fim de evitar a longa espera recomenda-se 1 ponto de bufê para cada 100 pessoas e 1 Garçom para cada 10 convidados.
Neste caso, a mesa (mesa posta) não precisa ser completa – sousplat é opcional; guardanapo de tecido, talheres, taças e Menu devem estar presentes. Os pratos permanecem à disposição dos convidados no bufê.


DEGUSTAÇÃO OU FINGER FOOD

Embora bastante informal, é um tipo de serviço frequentemente utilizado em casamentos na praia ou em recepções onde a maioria dos convidados são jovens e preferem ficar na pista de dança.
Mesmo informal, o Menu é bem variado e criativo, uma vez que, para servir são utilizadas cumbucas, panelinhas, colheres de louça, copinhos, entre outras opções, dando um ar despojado, porém moderno ao cardápio.
Como a comida é servida em bandejas, por garçons, ou disponibilizadas em ilhas (ilhas de degustação), onde o próprio convidado se serve, não há necessidade de montar uma grande quantidade de mesas. Apenas reserve-as para os familiares e convidados mais idosos, para que eles possam se sentar e ficar mais confortáveis. Nestas mesas pode-se ou não colocar menus. Somente isso. Para o serviço de degustação o ideal é que se tenha 1 Garçom para cada 10 convidados.



Foto: noivas.net
COQUETEL

Opção mais utilizada para os casais que possuem budget baixo, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne. É um serviço volante no qual são servidos canapés e salgados quentes, fritos e assados, podendo ou não ser seguido de um prato de massa.
Neste tipo de serviço não se recomenda montar mesas completas, mas sim lounges ou mesas bistrô, para que as pessoas não fiquem achando que será servido um jantar.
Para que o serviço seja eficiente, 1 Garçom para cada 10 convidados, se for servido prato quente, ou 1 para 15 se for servido apenas canapés e salgadinhos.

Tenham todos uma excelente festa e até o nosso próximo evento!




FONTE: Gaçom e Menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário